Pular para o conteúdo

Missão Internacional da ANIMES chega ao seu 4º dia

Compartilhe esta Notícia

A comitiva, composta por 28 representantes das Instituições Municipais de Ensino Superior (IES) filiadas, desembarcou em Montevidéu, Uruguai, onde realiza reuniões e encontros oficiais desde o dia 27 de outubro.

Na segunda-feira pela manhã, os participantes estiveram na Universidad Ort Uruguay, onde também visitaram o Centro de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia (CBI+I). A ORT é uma universidade privada sem fins lucrativos que conta com 5 faculdades e mais de 13 mil estudantes, ou seja, aproximadamente 6,5% da população universitária do país.

À tarde, estiveram na Universidade da República (UDELAR), a maior universidade pública do Uruguai, fundada em 18 de julho de 1849 em Montevidéu, com mais de 135 mil alunos de graduação. Na ocasião, o presidente da ANIMES, Prof. Antônio Habib, foi calorosamente recebido pelo reitor Rodrigo Arim e se encontrou com os reitores das Faculdades de Odontologia, Química, Ciências Econômicas e Administração, e Enfermagem.

Nesta terça-feira, a comitiva visitou o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), que tem mais de 50 anos de atuação, sendo referência nacional e internacional em inovação.

O presidente Habib destaca que a missão tem sido de extrema importância para que as instituições municipais de ensino superior possam analisar as possibilidades de mobilidade acadêmica por meio de acordos bilaterais de cooperação internacional. Ele espera que a ANIMES possa oferecer anualmente um encontro internacional.

A comitiva brasileira é composta por gestores da ABCDE (PE), AEB (PE), AEMASUL (PE), AESA (PE), AESET (PE), FUNDEC (SP), FUNITA (RJ), UNICERRADO (GO), UNIFAE (SP), UNIFIMES (GO), UNIRG (GO), UNIRV (GO) e USCS (SP).