Pular para o conteúdo

Presidente da ANIMES, Antonio Habib, reúne-se com Senadores em Brasília em defesa de políticas públicas em favor das Instituições Municipais de Ensino Superior do Brasil.

Compartilhe esta Notícia

O Presidente da Associação Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior (ANIMES) Antônio Habib, esteve, nesta quarta-feira (12), em Brasília, onde se reuniu com senadores para defender políticas públicas que atendam as Autarquias e Fundações Municipais de Ensino Superior no Brasil. O primeiro encontro foi no gabinete da Senadora Teresa Leitão (PT-PE). Esta não é a primeira vez que Habib encaminha sugestões de projetos de lei, em favor das municipais, à senadora pernambucana. O segundo encontro foi com o Senador de Santa Catarina, Esperidião Amin (PP-SC), mediado pela Reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola. A profa. Ana Gleide, presidente da ASSIESPE, mediou o encontro com o Senador do Paraná, Flávio Arns (PSB/PR).

Nessa incursão pelo Senador Federal, o prof. Habib estava acompanhado da Presidente da Associação das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE), professora Ana Gleide Leal e da Reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola, os quais foram citados pelo senador Espiridião Amin na sessão ordinária do Senado. O Senador declarou ao professor Habib interesse e disposição em apoiar os projetos que tramitam no Congresso Nacional e que tratam da participação das Autarquias e Fundações Municipais de Ensino Superior no Brasil em políticas públicas.

“Nós queremos a participação das Instituições municipais nos programas de bolsas de estudos do Governo Federal. Um projeto de lei que cria bolsas para institutos e universidades federais está tramitando no Congresso e nós estamos pleiteando a participação das nossas municipais nessa mesma lei. Nós acreditamos que isso democratiza o acesso às nossas instituições e estimula a formação de mais brasileiros no ensino superior. A bolsa de estudos é um caminho seguro para esses estudantes que não podem pagar os seus estudos.” frisou Habib.

“Pernambuco tem 13 (treze) Instituições Municipais de Ensino Superior que são indispensáveis para a formação profissional dos estudantes do nosso Estado. As bolsas do governo federal são muito importantes para ampliar o acesso ao Ensino Superior, além do mais temos mais de 15.000 (quinze mil) estudantes em nossas IES que são egressos do Ensino Médio público, indígenas e quilombolas. Esses precisam verdadeiramente do auxílio permanência no ensino superior e no seu lugar de vida”, destacou a presidente da ASSIESPE, Ana Gleide Leal.