Nesta quarta-feira (03), o Presidente da Associação Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior (ANIMES), Antônio Habib, se reuniu em Brasília, com a professora Helena Sampaio, Secretária de Regulação do Ensino Superior (SERES) do Ministério da Educação – MEC. O professor Habib estava acompanhado do Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e distrital de Educação (FONCEDE), Ricardo Tonassi.
A pauta da reunião envolveu a discussão de políticas públicas do ensino superior no Brasil, envolvendo as universidades e as instituições municipais. Para o professor Tonassi, é preciso tirar as instituições municipais da invisibilidade pela força que têm na educação. Tonassi defende a participação direta das IES municipais nos Grupos de trabalhos junto ao MEC. São cerca de 60 instituições no país.
O presidente do CEE/PE destacou a necessidade de incluir as instituições no debate das políticas nacionais de educação. “As políticas públicas são elaboradas sem a lembrança dessas instituições, inclusive sem representação nos grupos de trabalho, como o GT que atua dentro do MEC. Nossas instituições são formadores de professores e precisam fazer parte dessas discussões. E como se discute formação de professor sem nos ouvir? Em Pernambuco, das 13 autarquias municipais, 11 são de formação de professores, assim como nos demais estados, e não estão participando das discussões nacionais dessa pauta, ” ressaltou Antônio Habib.
Durante todo o mês de julho o professor Antônio Habib, que também é Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco(CEE-PE), cumpriu agenda em Brasília, Pernambuco e Bahia, levando a demanda da educação superior a várias instâncias institucionais e políticas, buscando visibilidades para a educação superior nos municípios brasileiros, envolvendo as instituições municipais.
Assessoria de Comunicação da ANIMES