O presidente da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES), Antônio Habib, cumpriu nesta semana agenda em Brasília para defender pautas das IES municipais do país. Habib estava acompanhado da Presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE), Ana Gleide Leal.
Um dos encontros foi com a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. A ANIMES discutiu a inclusão das instituições municipais de ensino superior nos editais e políticas para a educação do MCTI. “O projeto do Governo Federal é expandir o Ensino Superior. As municipais cumprem um papel importante nesse processo, dispondo de 200 mil vagas. “Levarei a pauta ao Presidente Lula, ao Ministro da Educação Camilo Santana e a secretária-executiva da pasta, Izolda Cela,” destacou a ministra Luciana.
“Foi importante essa audiência com a ministra Luciana porque, a partir disso, as IMES estarão nas pautas dos programas e das políticas públicas do MCTI, participando dos editais e recebendo recursos para investimentos em ciência e tecnologia. Além disso, nossas instituições estarão presentes nos grupos de trabalho e nas discussões voltadas ao ensino superior” ressaltou o presidente Habib.
Outra pauta da agenda da ANIMES foi com a senadora Teresa Leitão (PT). No encontro, a senadora solicitou uma análise jurídica da realidade das instituições associadas à ANIMES, com a possibilidade de ajuste na Lei de Diretrizes e Base (LDB), por meio de emenda à Constituição, para que possibilite a participação das instituições nos programas e políticas públicas de Estado.
Teresa Leitão estimulou a participação da ANIMES no Seminário sobre financiamento estudantil que irá discutir os critérios de seleção do FIES, programa que está em reconstrução. O evento acontecerá nesta segunda-feira (17), em Brasília.
Nova agenda
A Ministra Luciana Santos agendou novo encontro com a ANIMES na próxima semana, com a participação da presidente da ASSIESPE e vice-presidente das regiões Norte e Nordeste da ANIMES, Ana Gleide Leal, e do diretor científico do CNPq, Olival Freire Junior.
Assessoria de Comunicação da ANIMES.